Presídio Cotrim Neto – julho 2017

Amor que Cura visita presídio em Japeri

Detentos receberam cuidados de saúde e conforto espiritual

Uma experiência que ficará marcada no coração. Assim os voluntários definiram mais uma ação da Missão Amor que Cura, realizada no último 17 de julho no Presídio Cotrim Neto, em Japeri, na Baixada Fluminense. Em meio às condições de miséria e insalubridade impostas pela vida no cárcere, os detentos receberam alento para o corpo e a alma: foram mais de 500 atendimentos feitos por uma equipe de cinco médicos, quatro enfermeiros, três dentistas, três padres e outros missionários.

O dia começou com um café da manhã seguido de um momento de oração. Logo depois, vieram os cuidados de saúde. Todos os presos foram diagnosticados com sarna. Alguns tinham suspeita de tuberculose; outros, costelas fraturadas, furúnculos ou glicemia acima de 600mg/dl (o valor considerado normal é de 140mg/dl). Também foram tratados internos com problemas psiquiátricos, HIV e abscessos ósseos.

Padres Camilianos, Ministras dos Enfermos, Irmãs da Caridade de Santa Cruz e Pastoral Carcerária foram as ordens religiosas que participaram da Missão Amor que Cura em Japeri, que contou ainda com apoio da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e da ONG Mais Saúde. Por tanto amor dispensado pelos missionários, alguns detentos chegaram a se emocionar com a visita. No olhar de gratidão dos encarcerados e dos funcionários do presídio, os voluntários viram que levar carinho aos mais necessitados é um ato de humanidade inesquecível.

 

<< Voltar